Open Finance: o que é?

Open Finance: o que é?
🐽
Artigo escrito por: Lívia Fernandes

Você já deve ter ouvido falar sobre o Open Finance, que em tradução literal significa “finanças abertas”. O conceito é simples: tornar a experiência financeira mais acessível, segura e transparente para todos.

Ok, em teoria parece maravilhoso mas, como de fato ele interfere no nosso dia-a-dia?

Bom, esse movimento veio para democratizar os serviços financeiros que tradicionalmente eram oferecidos somente por grandes bancos e instituições financeiras.

O Open Finance permite que mais pessoas tenham acesso personalizado a produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos, investimentos, entre outros, sem a necessidade de seguir os processos tradicionais de antigamente.

Hoje, você pode pedir um empréstimo em uma instituição, por exemplo, e usar do seu histórico já existente em outros lugares para conseguir melhores taxas de juros ou limites, como uma grande vitrine de soluções financeiras, tudo com a ajuda do Open Finance.

É você no comando e o processo é simples: tudo começa com o consentimento do usuário ao concordar com o compartilhamento de seu histórico. É ele que decide quando e com quem deseja compartilhar os dados. Assim, outras instituições financeiras terão acesso a esses dados e passarão a compartilhar informações entre si dentro do sistema do Open Finance.

Você não fica mais preso a uma instituição unicamente pelo tempo de relacionamento que tem com ela. Agora, com o sistema Open Finance, foi criado um ambiente muito mais competitivo e isso significa, mais opções para você, consumidor.

Mas quando falamos sobre compartilhamento de dados, é muito comum vir uma pergunta em mente: isso é seguro?

Sim, o open finance é seguro. O Banco Central estabelece uma série de requisitos que as entidades participantes devem cumprir a fim de preservar a autenticidade, a segurança e o sigilo dos dados compartilhados. Existe muita tecnologia por trás de todo o sistema para garantir a segurança de todos.

Por falar em tecnologia, é graças a ela que a Oinc nasceu com a missão de descomplicar a nossa relação com o dinheiro. Nós utilizamos a tecnologia para transformar o ato de guardar e investir em algo simples e acessível e o Open Finance é um dos nossos grandes aliados nessa jornada. Afinal, para identificarmos as compras feitas no cartão de crédito, precisamos usar essa tecnologia. Esse é um requisito para que a funcionalidade mais amada pelos nossos usuários funcione, o Trocadinho.

Com o Trocadinho é possível guardar o “troco” das compras feitas no cartão e isso acontece através de conexões bancárias. Hoje, elas são feitas pela nossa parceira Klavi, uma conceituada plataforma de Open Finance no Brasil.

Tornar a experiência financeira mais acessível, segura e transparente para todos já está se tornando uma realidade após a implementação do Open Finance no Brasil e – sem dúvidas – ainda tem muita coisa boa por vir.