Por que eu não consigo guardar dinheiro?

Por que eu não consigo guardar dinheiro?

Você já se perguntou por que é tão difícil guardar dinheiro? Pode ter certeza que você não é a única pessoa que se sente assim. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Instituto FSB Pesquisa revelou que quase 7 em cada 10 brasileiros não conseguem guardar dinheiro no final do mês.

A verdade é que muitos de nós enfrentamos desafios semelhantes quando o assunto é guardar dinheiro. Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas razões comuns que tornam tão difícil guardar dinheiro e compartilhar dicas úteis que podem te ajudar a superá-las.

Pronto para mudar sua relação com o dinheiro? Então vamos lá! 🚀

Você não tem uma meta definida

Ter uma meta é muito importante para manter o foco na hora de guardar dinheiro. Afinal, saber exatamente onde queremos chegar ajuda a tornar nosso sonho mais palpável.

Isso faz com que seja muito mais fácil traçar um plano pra atingir essa sua meta, acompanhar o seu progresso até lá e fazer qualquer ajuste no caminho. Além disso, sempre que faltar motivação, ter uma meta te ajuda a lembrar o motivo pelo qual você começou a guardar dinheiro.

E por falar em traçar um plano na hora de guardar dinheiro, é muito importante criar marcos financeiros enquanto você projeta um caminho até o seu objetivo final. Dessa maneira, você consegue potencializar a sensação de que você está progredindo, e aproveitar melhor cada passo dessa sua jornada.

Ah, e já que é muito importante aproveitar a jornada, quando você atingir esses marcos, lembre-se de comemorar bastante e achar um jeito de se recompensar por isso. Porque, convenhamos, ninguém vive só de guardar dinheiro, não é mesmo? 😉

Você não tira o dinheiro da “altura dos olhos”

A verdade é que é muito mais difícil guardar dinheiro se você consegue enxergar ele lá de bobeira, dando mole na sua conta bancária. E isso não é atoa. Afinal, não tem ninguém menos confiável do que a gente mesmo para nos dar aquela “colher de chá” de vez em quando.

Por isso, tão importante quanto se pagar primeiro é guardar esse dinheiro em uma conta completamente diferente da que você usa no seu dia a dia.

Caiu o salário na conta? Já separa o dinheiro que é para guardar em algum lugar que você sabe que não vai poder ficar olhando pra ele o tempo todo! Assim, você não cai no erro de gastar a grana que, em teoria, era pra ser guardada ou até mesmo investida.

Você não se paga primeiro

O que muita gente faz de errado é esperar até o fim do mês pra ver o que sobrou e pensar em guardar algum dinheiro.

Só que depois de ter que pagar todos os nossos gastos essenciais e contas fixas, além de todos os rolés do fim de semana e aqueles gastos mais “supérfulos” (ainda mais sem nenhum tipo de planejamento ou controle sobre eles), fica muito difícil sobrar mais que alguns trocados na sua conta.

Por isso, a nossa dica é inverter essa lógica. Separe uma parte da sua renda pra ir direto pras suas economias assim que você recebe o seu salário. Dessa maneira, você não precisa se preocupar se está gastando mais do que deveria, já que o “dinheiro pra gastar” já vai estar separadinho pra você curtir sem se preocupar.

Para começar a se pagar primeiro, você precisa definir quanto dinheiro por mês vai guardar. Existem várias maneiras de desenvolver um orçamento para as suas finanças pessoais. Afinal, o que funciona pra uma pessoa, pode não funcionar tão bem para outra.

Logo, se você não sabe por onde começar, tente começar testando o método 50/30/20. Esse método é super simples e está explicado nos seus mínimos detalhes aqui neste texto do Oinc Blog escrito pela galera da Real Grana.

Você não automatiza as suas economias

Se você encontrou esse artigo, é porque provavelmente já sabe que tomar a decisão de guardar dinheiro não é uma tarefa nada fácil. Agora imagina ter que tomar essa decisão todo início de mês, até você finalmente atingir o seu objetivo financeiro? Dá preguiça só de pensar nesse trabalhão, né? Além disso, pode ter certeza que é muito desgastante se manter fiel a esse compromisso todo santo mês.

Ainda bem que, com uma pequena ajuda da tecnologia, você só precisa tomar essa decisão uma vez.

A dica de ouro é configurar depósitos automáticos com o valor que você escolheu guardar, logo no dia em que você recebe o seu salário. Assim, você se paga primeiro, tira esse dinheiro da “altura dos olhos” e ainda por cima pode relaxar sabendo que existe um dinheiro sendo guardado pra você de forma totalmente automática.

E se você ainda não sabe onde guardar esse dinheiro, considere começar a investir! O Oinc, por exemplo, rende 100% da Taxa Selic e, por isso, não é raro você se surpreender positivamente com a quantidade de dinheiro que você conseguiu guardar sem nem perceber! Irado, né? 🐽💚