Dúvidas sobre investimentos e finanças pessoais RESPONDIDAS!
Se você tem dúvidas sobre investimentos, poupança, finanças pessoais, como começar a construir riqueza, ou até mesmo por que as pessoas guardam dinheiro, você não está sozinho.
Perguntamos para a nossa comunidade quais perguntas sobre finanças podíamos ajudar a responder, e decidimos iniciar um guia de respostas à perguntas frequentes sobre dinheiro.
Vamos lá:
Como eu faço para guardar mais dinheiro?
Para encontrar a resposta para essa dúvida sobre finanças pessoais, precisamos começar com a organização.
Conseguir guardar dinheiro requer criar um orçamento para te ajudar nessa missão. E claro, ao mesmo tempo, precisamos ter metas para esse dinheiro também (leia esse artigo sobre como atingir suas metas mais ambiciosas).
Tente organizar o quanto você gasta e saber como você pode economizar - seja cortando alguma despesa, seja fazendo escolhas mais baratas em alguns setores da sua vida. E veja quanto, dentro da sua realidade, seria possível guardar. E guarde.
Aquela máxima de “pague-se primeiro” pode te ajudar a não esperar o fim do mês para ver se o dinheiro que você queria guardar sobrou. Faça disso uma prioridade, da mesma forma que é com as suas contas com despesas fixas - e claro, automatize esse processo (Use Oinc 😉🐽).
Até quantas vezes eu devo parcelar minhas compras?
Não existe uma resposta universal para essa dúvida e ela depende muito do perfil de cada um.
Dito isso, de forma geral existe uma primeira reflexão necessária: só porque a loja dá a opção de parcelar de 10X não significa que você deva fazer essa escolha. E só porque parcelar é uma opção quando for comprar blusinhas, não significa que você deva parcelar - reflita, não entre no piloto automático e escolha o maior número de parcelas porque parece que você vai pagar pouco pela compra.
Parcelar suas comprar pode ser uma opção ruim, mas também pode ser uma boa opção. Afinal, parcelar compras pode ser uma opção ruim se você tem o perfil mais descontrolado e pode ser uma excelente opção se você precisa fazer uma compra grande de emergência (sua geladeira quebrou e você precisa de uma nova e consegue colocar no seu orçamento dos próximos meses as parcelas dessa compra).
Uma dica: nunca perca vista das suas parcelas. Seja seletivo e crie suas próprias regrinhas para se permitir a fazer esse tipo de compra. Por exemplo, só parcelar compras acima de determinado valor e no máximo de X parcelas, bem como só se permitir a ter um número Y de parcelas no cartão.
Isso te ajuda a ter controle e te ajudar muito ao longo do tempo, evitando cenários em que as compras que você fez parceladas a perder de vista em junho, julho embole com as compras de fim de ano e metade da sua fatura de fevereiro seja pagando compras do ano passado… e por aí vai.
Parcelamento é um convite ao descontrole. Por isso, seja muito intencional nessas escolhas.
Como começar a investir com pouco dinheiro?
Opa! Essa dúvida sobre investimentos aqui é fácil para a Oinc responder.
Se você quer começar a investir com pouco dinheiro o Oinc te ajuda nessa missão. Você pode começar a investir com R$1,00, no Oinc. Todo seu dinheiro é investido em Tesouro Direto - que é um dos investimentos mais indicados para quem está começando a jornada dos investimentos, pela sua segurança e rentabilidade.
O mais importante: comece logo! Por aqui a gente sempre fala que todo centavo importa. E também precisamos falar que, para os juros compostos, cada dia importa. O tempo é o melhor amigo dos juros compostos e pode ser seu grande aliado nessa jornada.
Dá para ficar milionário investindo R$ 300,00 por mês?
Não existe mágica. Mas existem juros compostos (que é quase isso).
Investindo 300 reais por mês, em 40 anos, você terá investido cerca de 144 mil reais, só que com o poder dos juros compostos, você terá cerca de 1,66 milhões de reais (conta feita com uma rentabilidade estimada de 10% ao ano). Isso dá mais ou menos 1,5 milhões de reais só em juros!
Ou seja, você pode até ter dúvidas sobre investimentos, mas nunca duvidar do poder dos juros compostos! É só parar pra ver o impacto que esse poder têm nessa conta! Então se sua meta é ficar milionário, lembre-se de usar o tempo a seu favor.
Quanto dinheiro guardar na minha reserva?
A Reserva de emergência é uma segurança que você cria para você mesmo, caso alguma adversidade venha a acontecer e você precise de um pequeno socorro.
Por isso, a recomendação geral é que a reserva de emergência precisa cobrir 6 meses dos seus gastos. Alguns especialistas ainda recomendam que, se você é um profissional autônomo ou trabalha em um mercado mais volátil, é bom guardar dinheiro na sua reserva pensando em cobrir 12 meses de gastos fixos.
Temos aqui no Blog da Oinc um artigo super completo que vai te ajudar no passo-a-passo para começar a fazer sua reserva de emergência.