Fobia financeira: você tem medo de lidar com o dinheiro?
Você já ouviu falar de “fobia financeira”? ️Bora entender melhor sobre como podemos lidar com essa situação! 💪😨
Você já ouviu falar de “fobia financeira”? Esse termo pode até parecer algo que saiu diretamente de um filme de terror mas, pode acreditar: em várias partes do mundo, o pavor de encarar as próprias finanças é algo bem real.
No caso do Brasil, nós apresentamos níveis até mesmo um pouco acima da média mundial. O Instituto Locomotiva entrevistou mais de 1.500 pessoas e descobriu que quase metade dos brasileiros sentem medo das suas finanças.
O mais assustador de tudo? É que essa fobia se manifesta, até mesmo, através de sintomas físicos. Há relatos de dor nos músculos (23%), tremedeira, palpitação e suor (23%), além de dificuldades pra dormir (21%) devido à ansiedade que vem só de pensar na própria vida financeira.
E é claro que não para por aí. Afinal, essa ansiedade, por sua vez, gera procrastinação. Dentre os entrevistados da pesquisa para a Xpeed, 39% adiam suas decisões financeiras e 21% nem abrem boletos ou extratos — tudo isso por conta do medo de encarar o terrível orçamento. Sinistro, né? 😨
Combatendo a fobia financeira
Não dá para negar que a tal ”fobia financeira” pode atrapalhar (e muito!) a sua relação com o dinheiro. Afinal, quem gostaria de lidar com palpitações e insônia só de pensar nas próprias finanças?
Agora que jogamos uma luz sobre esses medos financeiros que tiram o sono de muita gente, o que você acha de descobrir como combater esses fantasmas de uma vez por todas?
Aqui na Oinc acreditamos que o conhecimento é a chave para enfrentar esses medos de frente. Por isso, bora entender melhor sobre como podemos lidar com essa situação! 👇💪
Educação financeira é muito necessária
Um assunto recorrente nos artigos aqui do Oinc Blog é justamente como a falta de educação financeira pode afetar diversos outros aspectos da nossa vida. E não é incomum que ela tenha consequências negativas, por exemplo, na nossa autoestima.
Isso acontece porque, quando a gente não se sente equipado pra tomar decisões com confiança e tranquilidade, a tendência a fazer escolhas irracionais e apressadas é muito maior. É tipo aquela famosa frase “a gente tem medo do desconhecido”, sabe? Essa insegurança acaba se transformando em um tipo de ansiedade que pode nos paralizar diante de situações desconfortáveis e desafiadoras.
Por isso, a dica de ouro é introduzir, aos poucos, esse assunto no seu dia-a-dia. Você pode começar pesquisando um pouco sobre finanças todos os dias, seguindo algum criador de conteúdo que fala sobre o assunto de maneira descomplicada ou até mesmo lendo alguns artigos aqui do Oinc Blog. 😜
Pode ter certeza de que, quando a gente se “equipa” de informação, fica mais fácil encarar os desafios que vêm pela frente!
… e educação emocional, também!
Muitas vezes, as nossas decisões financeiras são influenciadas pelas nossas emoções — principalmente se você já se sente vulnerável quando o assunto é dinheiro. Por isso, uma solução pode ser tentar identificar os nossos próprios gatilhos emocionais que fazem a gente lidar mal com as nossas finanças pessoais e trabalhar nelas.
Para ter mais educação emocional, não existe atalho. Precisamos encontrar pessoas de confiança entre nossa família e amigos para começar essa conversa o quanto antes. Além disso, existem diversos terapeutas focados em psicologia econômica. Esses profissionais podem te ajudar e te guiar na hora de quebrar essa barreira na hora de lidar com o dinheiro.
O importante é começar esse trabalho de auto-conhecimento assim que possível. Afinal, esse é o primeiro passo para identificar em quais pontos a nossa relação com o dinheiro precisa melhorar.
Falar sobre dinheiro não precisa ser um tabu
E por falar em conversar sobre o assunto… a verdade é que falar sobre dinheiro ainda é considerado um tabu para a maioria dos brasileiros.
O problema é que se recusar a falar sobre essas questões pode transformá-las em algo maior do que elas realmente são (até mesmo nessa tal fobia financeira!). Além disso, compartilhar nossas experiências pode fazer a gente se sentir menos sozinho na hora de encarar um desafio tão grande como esse.
Por isso, criar um ambiente em que falar sobre dinheiro seja algo mais natural é um passo importante para realmente cuidar das suas finanças e ajudar aqueles ao seu redor a fazer o mesmo. Neste artigo do Oinc Blog, nós exploramos algumas dicas úteis que podem te ajudar a começar essa conversa hoje mesmo.