Dicas para economizar dinheiro: Natal e Black Friday

Dicas para economizar dinheiro: Natal e Black Friday

A ideia desse post é te ajudar, com dicas práticas, a se organizar para comprar os presentes e conseguir economizar dinheiro nas compras de natal e black friday esse ano.

Afinal, o Natal já já está chegando e você provavelmente já se perguntou: o que vou comprar de presente para meus pais, irmãos, namorado (a)?

E, com tudo cada vez mais caro, como fazer isso sem comprometer as economias e o orçamento?

Dica #1: Defina o seu Orçamento

Um bom ponto de partida pode ser o quanto você gastou em média nos anos anteriores.

Para se ter uma base, a média dos brasileiros gastou no ano passado R$ 701,00 com presentes de natal.

Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e as opções de presente, com uma média de valor para cada.

Por que fazer uma lista assim? Para te ajudar a não sair do orçamento.

Sabe quando você vai no shopping e lembra que estava faltando o presente do seu primo e acaba comprando algo porque já estava lá? Ou compra um presente mais caro para uma amiga porque viu uma promoção?

Se você pensar no valor global, ou se não fizer um orçamento, você pode acabar comprando uma coisinha mais cara ali e aqui, o que faz você gastar mais.

Passando 10 reais aqui, 15 reais alí… é aí que a conta acaba ficando cara.

Por isso, defina um orçamento, planeje as compras e pesquise os melhores preços.

Dica #2: Adiante a compra de alguns presentes para aproveitar a Black Friday

Alguns presentes podem ser comprados com antecedência e você consegue aproveitar um bom desconto.

Aquele produtinho de beleza que sua irmã já disse que queria, um livro para sua tia (já prepara a dedicatória), uma bebida para o cunhado… Itens que têm diversas opções e descontos na Black Friday.

Pense em opções, ideias de presente de natal, que você tem a segurança de que o presenteado não vai trocar (então pense bem se for um item de vestuário).

Comprar um mês antes não vai fazer diferença pra quem recebe o presente no dia do natal e pode te economizar um bom dinheiro.

Dica #3: Use o programa de pontos e Cashback

Dê uma olhada no seu programa de pontos do banco e também procure opções de produtos com Cashback.

Às vezes esquecemos dos nossos pontos no programa de pontos do cartão de crédito e acabamos perdendo pontos e oportunidades.

Se você não estiver juntando pontos para comprar algo que você esteja querendo, que tal usá-los e trocar por alguns presentes nesse natal? Essa dica para economizar dinheiro se resume a saber aproveitar uma boa oportunidade.

Alguns eletrodomésticos como mixers, pipoqueiras elétricas, cafeteiras, causam uma boa impressão e podem ser encontrados em diversos programas de pontos e você já faz essa economia, resgatando o presente com seus pontos.

Quando for fazer suas compras de natal pesquise também por opções de produtos com Cashback.

Pode não parecer muito comprando um único presente, mas no fim das compras de natal, especialmente se forem muitos presentes, você pode acabar recebendo mais do que esperava de volta, por simplesmente ter procurado por opções com essa vantagem.

Dica #4: DIY – Faça você mesmo (a)

Se você tem muitas pessoas para presentear ou não quer gastar muito dinheiro com presente, que tal uma opção mais “caseira”?

Faça você mesmo(a) os presentes para dar!

Não precisa aprender um novo talento, como aprender a fazer sabonete, carpintaria ou fazer vela.

Se você seguiu as tendências da pandemia e aprendeu a fazer pães e bolos, por exemplo, que tal fazer essas receitas e tentar adaptar para um mood mais natalino?

Faça cupcakes com cobertura decorada, use as frutas da temporada nos pães, ou use uma embalagem mais natalina. Fica mais barato e ainda causa uma boa impressão. Todo mundo adora um presente caseiro.

Virou “pai/mãe” de planta? Dê uma muda da sua plantinha para alguém querido.

Um vaso verde, um laço natalino e um cartão falando do significado que é essa pessoa ter uma planta que veio da sua, de repente vira um presente de natal com muito significado.

Dica #5: O clássico de natal: o econômico amigo oculto

Se a família é grande, os grupos de amigos querem fazer amigo oculto ou a galera do trabalho vai fazer um evento de natal, dá sempre para sugerir o bom e velho amigo-oculto.

Estabeleçam um valor médio do presente e usem as plataformas online para sortear o amigo oculto de forma ágil. Assim, você consegue ter tempo para comprar o presente e pesquisar o preço, e evita comprar um presente na véspera e acabar gastando mais com os eventos de final de ano.