Custos não tão óbvios na hora de viajar
Se a sua meta é fazer um mochilão pela Europa, uma viagem romântica para Paris ou até mesmo conhecer as pirâmides do Egito e não sabe como planejar os gastos da viagem e nem por onde começar você está no lugar certo!
Planejar uma viagem é simplesmente emocionante, queremos que tudo saia perfeito mas… como nem tudo são flores, existem alguns custos que muitas vezes passam despercebidos pelos viajantes e é aí que a coisa toda desanda, mas calma, viemos te ajudar com isso.
Então, vem conferir esse guia de custos não tão óbvios para você incluir no orçamento da sua viagem e viajar sem perrengue!
📱 Fuja das armadilhas de comunicação
Para você manter contato com sua família e amigos, fazer aquele post no insta ou até mesmo usar o google maps na viagem você vai precisar de internet e é melhor você se planejar para isso também porque as taxas de roaming internacional podem ser um verdadeiro assalto ao seu bolso 💸 .
Para evitar surpresas desagradáveis na conta do telefone e economizar no orçamento da viagem, pesquise empresas (inclusive empresas locais do seu destino) que ofereçam esses serviços e compare os preços.
🧳 Até a sua bagagem pode extrapolar o budget da viagem
Quando estamos empolgados para viajar, é fácil esquecer que as malas também têm seu preço. Algumas companhias aéreas cobram taxas extras por bagagens despachadas e podem também impor limites de peso. Por isso, antes de fechar a mala, é muito importante verificar as políticas da companhia aérea para evitar custos inesperados. Dimensione suas bagagens com cuidado e não deixe que elas se tornem um peso extra na sua viagem e no seu bolso, ok?
🚗 Não esqueça do transporte
Chegar no tão sonhado destino é maravilhoso, mas não esqueça de considerar o transporte do aeroporto ao hotel e do hotel aos pontos turísticos que deseja visitar.
Dependendo da localização e da disponibilidade de transporte público, você pode precisar reservar um táxi, serviço de traslado ou utilizar aplicativos de transporte. Então, planeje-se com antecedência em relação a eles para economizar tempo e dinheiro.
🍱 🎁 Delícias locais e despesas extras
A comida local é uma das melhores partes de viajar, mas é importante ter em mente os custos envolvidos. Os gastos com alimentação são indispensáveis e muitas vezes, nada barato, diga-se de passagem.
Por isso, é importante pesquisar os preços médios de refeições no destino e quem sabe também acomodar no seu orçamento aquela refeição em um lugar especial ou icônico? 🤩
Além disso, há despesas extras, como presentes, compras e atividades inesperadas que muitas vezes acabam não sendo planejadas, então, tenha valores reservados para isso também.
💵 Impostos e taxas locais existem
Enquanto você desbrava novos destinos, é importante lembrar que alguns lugares cobram impostos e taxas adicionais. Essas taxas podem variar de taxas de turismo a impostos sobre hospedagem ou até mesmo impostos sobre compras feitas. Antes de embarcar na aventura, pesquise sobre esses custos locais e inclua-os no seu planejamento financeiro. Dessa forma, você evitará surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta.
🎡 Atrações turísticas tem seu preço
Quando planejamos uma viagem, geralmente temos uma lista de atividades e atrações que queremos visitar. É importante ter em mente que certas atrações turísticas cobram ingressos, taxas de entrada ou oferecem pacotes especiais que podem impactar seu orçamento. A nossa dica é: pesquise o preço das atrações com antecedência e inclua no planejamento para evitar surpresas.
💰Não esquece da gorjeta
Em alguns países, a cultura da gorjeta é uma prática comum. De motoristas de táxi a garçons e guias turísticos, então, lembre-se de reservar uma quantia para gorjetas durante a viagem. Verifique a etiqueta de gorjeta do país que você está visitando e inclua esse valor no seu orçamento. Além de ser uma forma de reconhecer um bom serviço, você estará evitando situações constrangedoras ao final da refeição ou do passeio.
🆘 Imprevistos e emergências acontecem
Imagine essa cena: você está curtindo a sua viagem dos sonhos e, de repente, um imprevisto acontece. Seja uma doença, um acidente ou até mesmo o cancelamento de um voo. É aí que o seguro de viagem se torna o herói da história!
Ele cobre despesas médicas, assistência em situações adversas e pode salvar o seu orçamento de uma dor de cabeça financeira. Então, não se esqueça de incluir o seguro de viagem no seu planejamento para evitar custos inesperados.
Bom, depois desse guia você percebeu que planejar uma viagem envolve muito mais do que simplesmente comprar passagens e reservar hotéis, não é mesmo?
A boa notícia é que agora você está mais do que pronto para programar sua próxima aventura e desfrutar a viagem dos seus sonhos. Bon voyage! ✈️