Quitters Day: O Ponto de Virada das Resoluções de Ano Novo
Ah, a virada do ano! Época em que o clima de esperança toma conta e a gente realmente acha que, desta vez, as resoluções vão se realizar. Sabe aquele momento mágico do "agora vai"? É exatamente disso que eu tô falando.
Até aí tudo ótimo. Mas o tempo vai passando, e quando você pisca já é o meio de janeiro e você não fez nada pra segurar a onda das metas. É como se o "agora vai" virasse um "ah, vai ver eu consigo no próximo ano mesmo", né? 😅
A verdade é que o mês de janeiro não apenas marca o início de um novo ano, mas também é conhecido por ser o palco de uma realidade um pouco… decepcionante. Do que eu estou falando? Do tal "Quitters Day".
Neste artigo, vamos examinar de perto esse fenômeno um tanto intrigante e explorar maneiras de transformar nossas resoluções de ano novo em conquistas sólidas.
Afinal, o que é esse tal de "Quitters Day"?
Uma pesquisa conduzida pela Strava, uma rede social para atletas, revelou que cerca de 80% das pessoas abandonam suas resoluções até meados de janeiro. Esta tendência é uma combinação de expectativas irrealistas, falta de planejamento e o impacto de normas sociais negativas associadas ao início do ano.
A partir das 800 milhões de atividades registradas pelos usuários no ano de 2019, a Strava chegou até a prever que a maioria das pessoas começa a desistir das suas resoluções de Ano Novo lá pelo dia 19 de janeiro — o que foi batizado como “Quitter’s Day”.
Quitters Day: uma questão de timing?
Um dos grandes desafios na hora de realizar as resoluções de ano novo é que, muitas vezes, contagiados com o clima de esperança do ano novo, começamos com níveis bastante elevados de motivação. Entretanto, à medida que o tempo passa, essa motivação tende a diminuir.
Grace Lordan, professora associada no Departamento de Ciências Psicológicas e Comportamentais na LSE, publicou um artigo muito interessante sobre o assunto. Em sua análise, Lordan destaca a importância do timing nas resoluções. Ela aponta que metas de alta intensidade podem até ter sucesso no início do ano, mas aquelas que demandam consistência ao longo do tempo, como aprender uma nova habilidade, podem ser bem-sucedidas se encaradas de uma outra forma.
A chave para alcançar metas, segundo ela, é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, em vez de um único e irrealista grande objetivo. Começar pequeno, manter a consistência e, além disso, ter um parceiro para prestar contas e se manter motivado são estratégias que levam a bons resultados.
Portanto, ao invés de usar o Quitters Day pra ficar na bad por ter virado estatística, que tal achar um jeito divertido de usar essa data ao seu favor?
Usando o Quitters Day ao seu favor
A dica de ouro é usar essa data não para se lamentar pelas metas abandonadas, mas um dia pra ser comemorado. Aqui vão três passos pra você aproveitar o Quitters Day desse ano:
- Reveja suas Metas Estabelecidas 👀 Use o Quitters Day como uma oportunidade para revisar e ajustar suas metas. Identifique o que não funcionou, aprenda com essas experiências e estabeleça objetivos mais realistas e alcançáveis.
- Celebre suas Conquistas Passadas 🏆 Mesmo que você tenha desistido de algumas metas, isso não te torna automaticamente um fracasso. Em vez de focar no que não deu certo, reserve um tempo para refletir sobre as conquistas, mesmo as pequenas. Então, celebre cada passo dado na direção certa.
- Ofereça e Peça Apoio 🤝 Além de ajudar a entender as razões por trás desse abandono, o dia também oferece uma momento para que essas pessoas aprendam e se incentivem mutuamente a alcançar seus objetivos de maneira mais eficiente e saudável. Após aprender e praticar técnicas eficazes para alcançar suas metas, ajude os outros a aprenderem o mesmo — pode crer que todo mundo vai sair ganhando nessa!
Lembre-se: o Quitters Day não é o fim, mas um recomeço cheio de aprendizado e potencial. Afinal, quem disse que falhar significa não ter sucesso? Tá na hora de adicionar o "Quitters Day" no seu calendário e transformá-lo no dia de virar o jogo e recomeçar com ainda mais determinação! Vamos nessa? 🚀